quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

COMO MANTER AS MECHAS CLARAS, BONITAS E BEM CUIDADAS NO VERÃO


As mechas californianas são a cara do verão e caíram de vez no gosto das brasileiras. Porém, a estação mais quente do ano pede cuidados extras com os cabelos, para que a cor e o brilho dos fios descoloridos se mantenham intactos aos efeitos provocados pelo sal do mar e o cloro da piscina. Nesta época do ano, os cuidados devem ser redobrados, e produtos como óleos sem enxágue, máscaras de tratamento e shampoos de limpeza profunda são verdadeiros aliados contra os danos.

O processo de descoloração pela qual o fio passa para fazer luzes ou mechas pode acabar causando ressecamento nos fios, deixando-os mais frágeis e quebradiços. Isso acontece porque a química, ao retirar os pigmentos da fibra capilar para deixá-la mais clara, remove também a hidratação e os nutrientes dos fios. Se os cabelos não estiverem saudáveis durante o verão, a foto-oxidação pode causar um clareamento indesejado. O cloro e o sal do mar abrem a cutícula da fibra pelo pH elevado, deixando as madeixas sensíveis ao sol e à perda de pigmentação pelo ressecamento.

Mantenha o brilho e a saúde dos fios com hidratação

Não espere o verão acabar para começar a tratar os fios. Os cuidados devem ser feitos como forma de prevenção e a hidratação é a melhor maneira de manter os cabelos fortes e nutridos. O tratamento deve ser feito a cada quinze dias no salão, ou semanalmente em casa, de preferência durante o banho, pois o vapor do chuveiro ajuda a maximizar o efeito de cremes e máscaras. O produto deve ser aplicado do comprimento às pontas dos fios, e totalmente retirado ao fim da lavagem, para não deixar os cabelos com aspecto pesado.

O óleo sem enxágue é mais um excelente auxílio no combate aos efeitos nocivos do sal e do cloro, pois forma uma película protetora ao redor do fio, o que ajuda a proteger a cor e a saúde das madeixas, além de garantir um efeito de brilho. Aplique o produto nas pontas dos cabelos úmidos ou secos, e não exagere, já que o excesso pode causar a impressão de fios melados.

Cuide da cor das madeixas com shampoos específicos

Passar um tempo prolongado em contato com a água da piscina pode ser prejudicial aos cabelos, já que o cloro tem a tendência de alterar a cor das madeixas loiras, deixando-as levemente esverdeadas. Lavar os cabelos uma vez por semana com shampoo de limpeza profunda, também chamado de antirresíduos, vai ajudar a remover todos os restos de impurezas que o shampoo comum não é capaz de tirar, e amenizar este efeito indesejado. Para selar os fios e não deixar as cutículas expostas, finalize a lavagem com um condicionador hidratante.

Já a exposição ao sol, agravada pelo sal do mar, provoca uma fotodegradação dos cabelos, e a cor tende a desbotar mais rapidamente, deixando os fios amarelados. O shampoo de cor azul ou violeta, indicado para cabelos loiros, evita este problema. Esse produto, conhecido como desamarelador, contém pigmentos que colorem os fios e realizam reações químicas, que retiram os reflexos indesejados criados pela oxidação natural que ocorre pela radiação UV.

Filtro solar e linha voltada para o verão são indispensáveis

Para proteger os cabelos da exposição ao sol, aplique um filtro solar específico antes da exposição. O produto protege os fios dos raios ultra-violeta, e torna-os menos suscetíveis aos efeitos do sal e do cloro. Após o banho no mar ou na piscina, lave imediatamente os cabelos com água doce e reaplique o protetor. O leave-in também auxilia na proteção da fibra capilar e evita que os fios fiquem ressecados e quebradiços, além de proteger as madeixas tingidas.

Há diversas linhas de produtos para cabelos específicas para o verão, e o ideal é trocar o shampoo e o condicionador do dia-a-dia pelos produtos voltados para a estação, que contém ativos nutritivos mais fortes e preparam os fios para enfrentar a exposição ao sol e as altas temperaturas.

Acesse e curta minha Fan Page: https://www.facebook.com/JairVedovatoHairStylist

Nenhum comentário:

Postar um comentário